22 dezembro 2011

Fala da coordenadora no aniversário do Viva Gasômetro

Postamos abaixo o discurso da coordenadora do Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, durante a cerimônia de comemoração do aniversário do Viva Gasômetro e de entrega do Troféu Viva Gasômetro 2011:

 "Boa noite.

Cumprimentando sua excelência, o prefeito municipal José Fortunati, cumprimento a todos presentes.

O Movimento Viva Gasômetro, organização criada por moradores do Gasômetro preocupados com o lixo acumulado na praça Júlio Mesquita, completou cinco anos de atividade no último dia 16 de dezembro. No início, não tínhamos ideia de tudo que aconteceria depois da nossa primeira manifestação. Hoje, cinco anos depois, lutamos para efetivar a nossa principal conquista até o momento: a criação de um Parque no Gasômetro, que transformará o principal ponto turístico de Porto Alegre (RS).

O parque deverá unir as praças Júlio Mesquita e Brigadeiro Sampaio à beira do Guaíba. Nossa conquista está abrigada no Plano Diretor e de Desenvolvimento Urbano de Porto Alegre e acaba de ser incorporada pelo projeto Cais Mauá – o que nos enche de alegria, pois significa que o empreendedor deste projeto assumirá o custo da criação do Parque do Gasômetro.

Ainda queremos contar com o apoio de sua excelência, o prefeito municipal, no pedido de tombamento da Usina de Gás Carbonado, a verdadeira Usina do Gasômetro, que fica localizada junto ao EPAHC e à Secretaria Municipal da Cultura. Há pouco tempo também nos somamos a luta dos moradores do Centro Histórico e, principalmente, dos pais, alunos e da direção da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Pica-pau Amarelo pela ampliação do número de vagas. Por isso fazemos um novo apelo a sua excelência, prefeito municipal José Fortunati, no apoio a esse pleito. Fazemos apelo também em nome dos donos de quiosque e dos feirantes da Feirinha do Gasômetro para que estes permaneçam no local depois da reformulação prevista para a Orla. E, mais uma vez, manifestamos nosso apreço pelo projeto do Bonde histórico da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Também queremos convidá-los para que nos assistam amanhã, a partir das 16h, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, pois ocuparemos o Período de Comunicações, no qual trataremos sobre a efetiva criação do Parque do Gasômetro.

Por fim, gostaria de falar que a partir deste ano o Troféu Viva Gasômetro será criado por artistas diferentes. No ano passado a criação foi da artista plástica Adriana Xaplin, idealizadora da premiação. Neste ano, o trabalho ficou por conta do artista plástico Breno Caldasso. A decisão foi tomada para dar visibilidade aos demais artistas plásticos que pertencem ao movimento.

 Agradecemos a presença de todos.

Jacqueline Sanchotene
Coordenadora do Movimento Viva Gasômetro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.