24 dezembro 2011

Discurso de Jacqueline Sanchotene no PC Temático

Publicamos, abaixo, o discurso da nossa coordenadora, Jacqueline Sanchotene, durante o PC Temático do último dia 22:

"Boa tarde, senhores vereadores, telespectadores da TV Câmara, ouvintes da Rádio Web e demais presentes. Ao divulgarmos que ocuparíamos mais uma vez um espaço proporcionado pela Câmara Municipal de Porto Alegre – desta vez o Período de Comunicações, mais conhecido como PC Temático – ouvimos algumas exclamações do tipo 'de novo?'. Nós, integrantes do Movimento Viva Gasômetro, usaremos todas as janelas legais que a sociedade nos oferece para lutar pela efetivação de nossos objetivos. Lutaremos pela efetiva criação do Parque do Gasômetro até que este seja criado e depois ficaremos atentos para que ele seja mantido em condições para o uso da população, junto à esta casa e também junto a outros órgãos públicos. Não descansaremos até obter resultado ao pedido de tombamento da Usina de Gás Carbonado, a verdadeira Usina do Gasômetro, que fica localizada em frente à esta casa.

Além das nossas tradicionais lutas estamos incorporando novas batalhas. Entre elas a da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Pica-pau Amarelo, localizada na Praça General Osório, que solicita a ampliação do número de vagas para os alunos. Nos somamos também a luta da Escola Escola Porto Alegre (EPA), nossa antiga parceira, pelo aumento do número de vagas incluindo a criação do turno “noturno”. Falando neles, a EPA está de festa hoje, pois neste momento comemora a terceira turma formada na instituição desde sua fundação, em 1995. Ainda em 2012 nós do Viva Gasômetro voltaremos a dar atenção a bela escadaria localizada na Rua João Manoel.

Feita esta introdução, queremos agora nos voltar ao tema deste PC Temático: a efetiva criação do Parque do Gasômetro. Nós do Viva Gasômetro estamos em um momento nobre, felizes porque na última versão apresentada do projeto Cais Mauá estava incorporado o Parque do Gasômetro, conquista obtida pelo Viva Gasômetro na Revisão do Plano Diretor. Conquista obtida com a inestimável parceria do vereador Engenheiro Comassetto. Reconhecemos que sem o caminho apontado por ele dificilmente conseguiríamos ter sucesso em um espaço de tempo relativamente curto. Queremos agradecer aos 36 vereadores, pois a criação do Parque do Gasômetro foi aprovada por unanimidade nesta casa. Queremos agradecer especialmente a alguns vereadores, que em momentos diferentes suas parcerias foram fundamentais para a criação do Parque do Gasômetro. São eles: Luiz Brás, Maria Celeste, Reginaldo Pujol e João Dib.

Queremos ainda tratar da extensão do Parque do Gasômetro e indicar os equipamentos desejados para este não somente por nós do Viva Gasômetro, mas acreditamos que também pela maioria da população porto alegrense. Indicações que tivemos através de conversas com diversas pessoas. Sobre a extensão sugerimos que o Parque do Gasômetro tenha início na Av. Mauá, junto à Praça Brigadeiro Sampaio (após os prédios do Exército) e que se estenda até a Avenida João Goulart, passando por frente da Usina, da praça Júlio Mesquita e finalizando no entroncamento com a Avenida Loureiro da Silva. O parque deverá unir as praças Júlio Mesquita e Brigadeiro Sampaio ao projeto Cais Mauá e à beira do Guaíba.

Acreditamos que o Parque do Gasômetro deverá ser composto pelo maior número de área livre vegetada, já que estará localizado em uma das maiores concentrações de habitantes da cidade de Porto Alegre. O Gasômetro, especialmente aos finais de semana, é frequentado por moradores de outras regiões de Porto Alegre, do Estado, do País e até mesmo do exterior. O Centro Histórico é frequentado por mais de 400 mil pessoas dia e tem mais de 50 mil moradores. Além de uma grande área verde, sugerimos equipamentos de ginástica e uma área ao ar livre para apresentações culturais. Acreditamos que os donos dos quiosques, os feirantes e os artesãos da Feirinha do Gasômetro possam fazer parte de nosso parque, se assim o desejarem.

Para “amalgamar” nossa conquista com nossos desejos para o Parque do Gasômetro trazemos hoje o arquiteto coordenador do estudo que originou nosso desejo pela criação do Parque do Gasômetro, o senhor Rogério D’Almolin. É com ele que teremos o “segundo tempo” deste PC Temático. A todos boas festas e felicidades em 2012 e sempre! Movimento Viva Gasômetro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.