07 agosto 2012

Casa de Lutzenberger será tombada

 A casa do arquiteto Josef Franz Lutzenberger, pai do ecologista e ex-ministro do Meio Ambiente José Lutzenberger, será registrada no Livro de Tombo, homologando o processo de tombamento do imóvel situado na rua Jacinto Gomes, nesta quarta-feira, 8, às 10h. O ato contará com as presenças do prefeito José Fortunati, do secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, e da família Lutzenberger. O evento comemora ainda o restauro do imóvel, realizado pela família, para abrigar uma empresa de reciclagem,  denominada Vida.

O procedimento de tombamento atendeu solicitação dos proprietários, no caso as filhas do famoso ambientalista, Lilly e Lara Lutzenberger, sendo aceito pela Coordenação de Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura. Este imóvel de três andares, cuja construção começou em 1931, destaca-se por dois valores em particular: a qualidade arquitetônica da edificação  e sua historicidade. Trata-se de um projeto de Franz Josef Lutzenberger, um dos mais destacados artistas da cidade e do Estado, sendo autor, entre várias outras obras, do Palácio do Comércio (Largo Visconde de Cairu, 17), do Orfanato de Santo Antônio do Pão dos Pobres (av Praia de Belas, s/n) e da Igreja de São José (rua Alberto Bins, 467), todos já protegidos pelo Patrimônio Histórico.

Para a cidade e a comunidade, o tombamento significa que a obra não poderá ser destruída ou descaracterizada, inclusive protegendo o jardim, concebido pelo ambientalista José Lutzenberger. Para os proprietários, além do reconhecimento público ao legado histórico-cultural da família, um tombamento significa benefícios fiscais que podem ser utilizados na manutenção e preservação do imóvel.

Fonte:PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.