18 março 2013

Matéria do site Câmara Municipal de Porto Alegre

Camarapoa / Imprensa / Notícias

Jacqueline quer rebaixamento de avenida

Tribuna Popular

Movimento cobra do Executivo a implementação do Parque do Gasômetro

Ao ocupar o espaço destinado à Tribuna Popular, durante a sessão ordinária da Câmara de Porto Alegre nesta segunda-feira (18/3), a coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, cobrou do Executivo municipal a implementação do Parque do Gasômetro. Ela lembrou que a instituição do Corredor Parque do Gasômetro está prevista nas alterações ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) aprovadas no dia 22 de julho de 2010 e que sua implementação deveria ter ocorrido no prazo de 18 meses após a entrada em vigência do novo PDDUA.

Jacqueline também relatou que, em fevereiro deste ano, os moradores da região do Gasômetro foram surpreendidos com a derrubada de árvores nas proximidades da Usina, em função das obras de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). "Essa obra se sobrepõe ao traçado do Parque do Gasômetro."

De acordo com Jacqueline Sanchotene, a luta do Movimento Viva Gasômetro pela criação do Corredor Parque do Gasômetro teve seu início em dezembro de 2006, nas reuniões de discussão do Fórum de Planejamento Região Centro sobre a revisão do PDDUA. O Parque do Gasômetro compreende a área entre a Praça Brigadeiro Sampaio, na Avenida Mauá, até a Praça Júlio Mesquita, na junção das avenidas João Goulart e Loureiro da Silva. Além de estabelecer o rebaixamento da Avenida João Goulart, explica Jacqueline, o Parque prevê a ampliação das praças Julio Mesquita e Brigadeiro Sampaio, dando acesso direto à população a Usina do Gasômetro. "O Parque criaria uma ligação com a beira do Guaíba", disse ela.

O Movimento sugere, segundo Jacqueline, que a duplicação da Edvaldo Pereira Paiva seja realizada pelo rebaixamento da via, viabilizando a criação do Parque, conforme estabelecido pelo Plano Diretor, e resolvendo a questão do grande fluxo de automóveis. "Ao duplicar a Avenida pela superfície, estaremos aumentando o risco de acidentes. Não executar o projeto do Parque do Gasômetro será faltar com a lei maior do Município, a Lei do Plano Diretor."

Em nome de suas bancadas, os vereadores Engenheiro Comassetto (PT), Jussara Cony (PCdoB), Fernanda Melchionna (PSOL), Tarciso Flecha Negra (PDT), Cláudio Janta (PDT) e Sofia Cavedon (PT) manifestaram apoio ao Movimento Viva Gasômetro e destacaram a importância da audiência pública que será realizada hoje à noite, no Plenário Otávio Rocha, para debater a derrubada das árvores em função das obras de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.