20 maio 2013

Matéria site Câmara Porto Alegre RS



Foto: Tonico Alvares
Jacqueline Sanchotene pediu o cumprimento do Plano Diretor

Plenário

Movimento Viva Gasômetro reivindica área verde

Buscar a efetiva criação do “Corredor Parque do Gasômetro” e, assim, garantir mais espaço para as pessoas. Este foi o foco do pronunciamento da coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, na Tribuna Popular da sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (20/5). “Nós, do Viva Gasômetro, temos nos sentido na ditadura desde o episódio de 6 de fevereiro, conhecido como a derrubada das árvores”, lamentou Jacqueline, logo no início de sua fala, tecendo críticas aos membros do Executivo, do Legislativo e do Judiciário que apoiaram este ato de “desrespeito à Lei”. Ela se refere às obras de ampliação da João Goulart que preveem a derrubada de 115 árvores e ignoraram a criação do parque que deveria unir o Gasômetro às praças Brigadeiro Sampaio e Júlio Mesquita.

“Queremos afirmar, nesta Casa, que só aconselha a duplicação da via no Gasômetro, na forma de via de superfície, quem não frequenta o Gasômetro. Quem frequenta este local é testemunha da multidão que acomete este local durante, principalmente, os finais de semana”, afirmou a líder do movimento, argumentando que o aumento da pista deverá ampliar a insegurança para os frequentadores e, assim, riscos de atropelamentos serão maiores.

Jacqueline fez um histórico do processo da concepção do Corredor Parque Gasômetro, desde 2007, nas reuniões preliminares para a revisão do Plano Diretor – coordenadas pelo então secretário municipal de Planejamento José Fortunati – até a aprovação da emenda que incluiu o inciso XXI no artigo 154, prevendo o Parque. A coordenadora lembra que a referida lei nunca foi regulamentada, e nos recentes episódios de derrubadas das árvores o prefeito justificou que o Plano Diretor era apenas “um plano de intenções”.

Apesar da falta de uma lei complementar, lembra a oradora, o Movimento Viva Gasômetro prestou homenagens aos que colaboraram para a aprovação da criação do parque, entre eles o próprio prefeito que, em 2010, recebeu da entidade uma homenagem por ter sancionado a lei 154, inciso XXI.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.